A norma ISO 24495-1, de junho de 2023, estabelece para o mundo todo as diretrizes e melhores práticas de linguagem simples para elaboração de documentos, como os contratos por exemplo. Desde o seu desenvolvimento em 2007, o Contrato Transparente segue boas práticas como essas, inclusive inovando na pesquisa e desenvolvimento de soluções para redução dos impactos da assimetria de informação entre marcas e consumidores. Com isso, o Contrato Transparente está plenamente adaptado ao padrão técnico internacional definido na norma ISO 24495-1.
O que estabelece a normalização internacional
A Linguagem Simples coloca os usuários em primeiro lugar. Isto significa:
- Analisar as características e necessidades dos públicos-alvo dos contratos.
- Considerar o que as pessoa querem e precisam saber para tomar suas dercisões.
- Levar em conta o grau de interesse, experiência e habilidades de alfabetização ou conhecimentos prévios dos usuários.
- Analisar o contexto e as condições em que os leitores usarão o documento.
- Desenvolver documentos pensados ara que o usuário encontre o que procura facilmente, compreenda plenamente o conteúdo e seja capaz de encontrar e usar as informações a qualquer momento em que precise.
Metodologia CTR
A metodologia desenvolvida pelo Contrato Transparente em 2007 foi testada e validada por grandes empresas e também no ambiente acadêmico. Conhecida como CTR, a metodologia segue as boas práticas previstas na norma ISO 24495-1 e agrega mais uma série de funcionalidades inovadoras que ampliam as possibilidades de compreensão do usuário e elevam o grau de transparência na comunicação entre marcas e clientes.